quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Utilizando o laptop

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Utilizar o Laptop Educacional;
Conhecer  os   aplicativos KWord e Tux Paint e suas funcionalidades;
Criar  cenário, utilizando o aplicativo Tux Paint, a partir de parlendas
Recriar e ilustrar histórias a partir de sugestões de textos  diversificados;
Desenvolver a habilidade de coordenação motora através da criação de desenhos no Laptop educacional (Tux Paint);
Duração das atividades
4 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos já escrevam pequenos textos, ou seja, estejam no nível alfabético ou no nível ortográfico da escrita, porém mesmo  que o aluno apresente dificuldades a escrita poderá se envolver nas atividades.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento:
A professora distribuirá para cada aluno, uma folha de papel com a seguinte parlenda impressa:
O PORCO FOI UM DIA AO RIACHO SE BANHAR, QUANDO UM PEIXE ENTÃO GRITOU:
SAIA! NÃO VENHA A NOSSA ÁGUA SUJAR!!
Em seguida solicitará  que um aluno faça a leitura da parlenda  em voz alta.
2º Momento: 
A professora instigará uma conversa informal com os alunos, com intuito de provocar questionamentos e argumentações:
1- O que mais poderia sujar a água?
 2- De que forma poderíamos conservar a água limpa?
 3- Você sabe o que é água potável?
 4- Você acredita que um dia esta água pode acabar? Por quê?
5- Agora que já refletimos sobre a parlenda é possível recriar e  ilustrar conforme as reflexões que vocês fizeram?
6- Mãos a obra!!   
3º Momento 
Apresentar o Laptop Educacional  e os  aplicativos necessários para a realização da atividade;
No Tux Paint, os alunos irão criar  e ilustrar o  cenário;
 No KWord, os alunos irão recriar uma nova história,  a partir do cenário construido;
4º Momento
 Socialização das produções;
Recursos Complementares
Laptop Educacional - UCA,  papel A4, lápis preto, quadro branco
Avaliação
 - A participação e o envolvimento dos alunos nas atividades;
- A compreensão dos conteúdos em estudos;
- A produção do cenário e dos estudos;- As dificuldades encontradas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário