Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Utilizar o Laptop Educacional;
Conhecer os aplicativos KWord e Tux Paint e suas funcionalidades;
Criar cenário, utilizando o aplicativo Tux Paint, a partir de parlendas
Recriar e ilustrar histórias a partir de sugestões de textos diversificados;
Desenvolver a habilidade de coordenação motora através da criação de desenhos no Laptop educacional (Tux Paint);
Conhecer os aplicativos KWord e Tux Paint e suas funcionalidades;
Criar cenário, utilizando o aplicativo Tux Paint, a partir de parlendas
Recriar e ilustrar histórias a partir de sugestões de textos diversificados;
Desenvolver a habilidade de coordenação motora através da criação de desenhos no Laptop educacional (Tux Paint);
Duração das atividades
4 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os alunos já escrevam pequenos textos, ou seja, estejam no nível alfabético ou no nível ortográfico da escrita, porém mesmo que o aluno apresente dificuldades a escrita poderá se envolver nas atividades.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento:
A professora distribuirá para cada aluno, uma folha de papel com a seguinte parlenda impressa:
O PORCO FOI UM DIA AO RIACHO SE BANHAR, QUANDO UM PEIXE ENTÃO GRITOU:
SAIA! NÃO VENHA A NOSSA ÁGUA SUJAR!!
Em seguida solicitará que um aluno faça a leitura da parlenda em voz alta.
2º Momento:
A professora instigará uma conversa informal com os alunos, com intuito de provocar questionamentos e argumentações:
1- O que mais poderia sujar a água?
2- De que forma poderíamos conservar a água limpa?
3- Você sabe o que é água potável?
4- Você acredita que um dia esta água pode acabar? Por quê?
5- Agora que já refletimos sobre a parlenda é possível recriar e ilustrar conforme as reflexões que vocês fizeram?
6- Mãos a obra!!
3º Momento
Apresentar o Laptop Educacional e os aplicativos necessários para a realização da atividade;
No Tux Paint, os alunos irão criar e ilustrar o cenário;
No KWord, os alunos irão recriar uma nova história, a partir do cenário construido;
4º Momento
Socialização das produções;
A professora distribuirá para cada aluno, uma folha de papel com a seguinte parlenda impressa:
O PORCO FOI UM DIA AO RIACHO SE BANHAR, QUANDO UM PEIXE ENTÃO GRITOU:
SAIA! NÃO VENHA A NOSSA ÁGUA SUJAR!!
Em seguida solicitará que um aluno faça a leitura da parlenda em voz alta.
2º Momento:
A professora instigará uma conversa informal com os alunos, com intuito de provocar questionamentos e argumentações:
1- O que mais poderia sujar a água?
2- De que forma poderíamos conservar a água limpa?
3- Você sabe o que é água potável?
4- Você acredita que um dia esta água pode acabar? Por quê?
5- Agora que já refletimos sobre a parlenda é possível recriar e ilustrar conforme as reflexões que vocês fizeram?
6- Mãos a obra!!
3º Momento
Apresentar o Laptop Educacional e os aplicativos necessários para a realização da atividade;
No Tux Paint, os alunos irão criar e ilustrar o cenário;
No KWord, os alunos irão recriar uma nova história, a partir do cenário construido;
4º Momento
Socialização das produções;
Recursos Complementares
Laptop Educacional - UCA, papel A4, lápis preto, quadro branco
Avaliação
- A participação e o envolvimento dos alunos nas atividades;- A compreensão dos conteúdos em estudos;
- A produção do cenário e dos estudos;- As dificuldades encontradas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário