Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Inserir o aluno no universo letrado através dos gibis despertando assim a paixão pela leitura.
- Estimular o aprendizado da leitura e da escrita.
- Avançar na aquisição da base alfabética.
- Conhecer as letras e sua organização.
- Descobrir o prazer de ler através dos gibis.
- Recontar as histórias oralmente.
Duração das atividades
3 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
Esta proposta de trabalho foi realizada com 43 alunos de uma turma de alfabetização. No início do projeto constatei : 5 alunos no nível alfabético, 15 alunos no nível silábico-alfabético, 19 no nível silábico, e 4 no nível pré-silábico. Ao final do projeto, que durou em torno de três meses, 30 alunos estavam no nível alfabético ,10 alunos estavam no nível silábico – alfabético e 3 deles ainda continuavam no nível pré-silábico.
Etapa 1 - Primeiramente faça uma avaliação diagnóstica para identificar as hipóteses de leitura e escrita em que seus alunos se encontram: hipótese pré-silábica, silábica, silábica alfabética e alfabética. Para ajudá-lo nessa etapa consulte a fonte : http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/teste-hipoteses-de-escrita-dos-alunos.shtml.
Sugestão de avaliação diagnóstica (ditado) :
"O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba - sem que o professor, ao ditar, marque a separação das sílabas. Após a lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras já mencionadas, para poder observar se o aluno volta a escrevê-la de forma semelhante, ou seja, se a escrita da palavra permanece estável mesmo num contexto diferente. Terminado o ditado, é imprescindível pedir que a criança leia o que escreveu. Por meio da interpretação dela sobre a própria escrita, durante a leitura, é que se pode observar se ela estabelece ou não relações entre o que escreveu e o que lê em voz alta - ou seja, entre o falado e o escrito - ou se lê aleatoriamente. O melhor é que a atividade seja feita individualmente, com o professor chamando um aluno por vez, que deve tentar escrever algumas palavras e uma frase ditada. Enquanto isso, o resto da turma precisa estar envolvido em uma atividade diversificada em que não seja necessária a ajuda do professor (a produção de um desenho, um jogo etc.)". (Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/conhecer-nova-turma-431205.shtml).
Professor , algumas atividades previstas nas etapas abaixo, propõe que os alunos trabalhem em duplas, onde terão oportunidade de interagir com o colega possibilitando, assim, trocas de experiências e avanços no processo de alfabetização . Cada dupla deverá ser agrupada considerando não apenas o que sabem sobre o domínio do código escrito, mas também suas diferenças individuais.
Etapa 2 - Trabalhando com listas e alfabeto móvel:
Etapa 3 - Trabalhando com propagandas nas revistas:
Etapa 4 - Escrevendo para a seção de cartas:
Etapa 5 - Rodas de leitura:
Sugestão 2 (Maleta da leitura) : Compre uma pasta escolar de plástico, decore-a com EVA e coloque dentro dela alguns gibis. Todos os dias faça um sorteio para ver quem levará a maleta da leitura para casa.
Etapa 6 - Características dos personagens:
Etapa 7 - Trabalho com receitas:
Receita:
INGREDIENTES:
1 kg de açúcar
500 g de chocolate em pó
1 garrafa pequena de leite de coco
1 lata de leite em pó
MODO DE FAZER:
Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar as balinhas e embrulhar no papel alumínio.
Etapa 8 - Assistindo a filmes da Turma da Mônica :
Etapa 9 - Produzindo suas próprias histórias em quadrinhos:
Etapa 10 - Criação de fantoches:
Reescrita de texto : Professor, todas as vezes que os alunos produzirem um texto escrito faça a correção coletiva para fazê-los refletir sobre como se escreve. Utilize o quadro, o retroprojetor ou o data show para que todos possam visualizar o texto do colega (que não precisará ser identificado) e analisar , juntos, o que será melhorado : letra maiúscula no início da frase, parágrafo, ausência de título, palavras grafadas incorretamente, frases longas sem sentido, troca de fonemas, omissão de letras, etc. A correção coletiva permitirá ao aluno refletir sobre a escrita, desenvolvendo assim sua competência leitora e escritora. Com a repetição desse tipo de atividade, os alunos acabarão desenvolvendo a autonomia para fazerem a reescrita dos seus textos sozinhos.
No laboratório de informática
Etapa 1 - Primeiramente faça uma avaliação diagnóstica para identificar as hipóteses de leitura e escrita em que seus alunos se encontram: hipótese pré-silábica, silábica, silábica alfabética e alfabética. Para ajudá-lo nessa etapa consulte a fonte : http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/teste-hipoteses-de-escrita-dos-alunos.shtml.
Sugestão de avaliação diagnóstica (ditado) :
"O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba - sem que o professor, ao ditar, marque a separação das sílabas. Após a lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras já mencionadas, para poder observar se o aluno volta a escrevê-la de forma semelhante, ou seja, se a escrita da palavra permanece estável mesmo num contexto diferente. Terminado o ditado, é imprescindível pedir que a criança leia o que escreveu. Por meio da interpretação dela sobre a própria escrita, durante a leitura, é que se pode observar se ela estabelece ou não relações entre o que escreveu e o que lê em voz alta - ou seja, entre o falado e o escrito - ou se lê aleatoriamente. O melhor é que a atividade seja feita individualmente, com o professor chamando um aluno por vez, que deve tentar escrever algumas palavras e uma frase ditada. Enquanto isso, o resto da turma precisa estar envolvido em uma atividade diversificada em que não seja necessária a ajuda do professor (a produção de um desenho, um jogo etc.)". (Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/conhecer-nova-turma-431205.shtml).
Professor , algumas atividades previstas nas etapas abaixo, propõe que os alunos trabalhem em duplas, onde terão oportunidade de interagir com o colega possibilitando, assim, trocas de experiências e avanços no processo de alfabetização . Cada dupla deverá ser agrupada considerando não apenas o que sabem sobre o domínio do código escrito, mas também suas diferenças individuais.
Etapa 2 - Trabalhando com listas e alfabeto móvel:
- Inicie o trabalho fazendo um levantamento sobre os personagens da Turma da Mônica que eles já conhecem, para em seguida elaborar, coletivamente, uma lista com seus nomes no quadro. Após a reflexão coletiva sobre como escrever cada nome, que letras colocar, posição das letras na palavra, etc, divida a turma em duplas para serem trabalhadas outras palavras com o alfabeto móvel. Circulando ao redor da sala, faça interferências que favoreçam uma melhor reflexão por parte dos alunos, especialmente aqueles que se encontram nos níveis pré-silábico e silábico. Depois, os alunos deverão utilizar o caderno para registrar por escrito a atividade.
- Proponha a escrita de outras listas como : comidas que a Magali adora , animais que vivem no sítio do Chico Bento,etc .
- Utilize o alfabeto móvel gigante : Escreva uma letra do alfabeto (caixa alta) em cada papel chamex . Dê uma letra para cada criança (não importa se algumas crianças ficarem com letras repetidas). Ao falar uma palavra os alunos deverão montá-la na frente da sala de aula. Cada aluno, segurando uma letra, se posiciona no lugar correto. Nesse momento os questionamentos do professor tornam-se importantes para que todos possam refletir acerca da escrita correta das palavras. Peça que anotem , no caderno, todas as palavras trabalhadas.
Etapa 3 - Trabalhando com propagandas nas revistas:
- Crie situações de leitura e escrita com as propagandas das revistinhas atentando para as características desse tipo de texto, identificando, junto com os alunos, o produto a ser vendido e suas características .Liste os nomes dos produtos no quadro e faça a leitura junto com os alunos. Na sequência desafie os alunos a elaborarem sua própria propaganda inventando um produto para ser divulgado.
- Explore a seção de cartas das revistas e leia, junto com os alunos, algumas mensagens enviadas para os personagens. Proponha que, em dupla, escrevam uma pequena mensagem para os personagens que mais gostam. Peça ajuda aos alunos que estão no nível alfabético para serem seus monitores na realização dessa atividade.
Etapa 5 - Rodas de leitura:
- Proporcione aos alunos muitos momentos de leitura em sala de aula. Acompanhe a leitura individual de alguns e incentive-os a terem confiança em si mesmo. Empreste alguns gibis para serem levados para casa para lerem com os pais e irmãos .
Etapa 6 - Características dos personagens:
- Trabalhe com as características(físicas e psicológicas) de cada personagem. Aproveite e converse com os alunos sobre higiene e sobre a importância de tomar banho todos os dias, uma vez que o personagem do Cascão tem aversão a água. Aproveite para escrever, junto com os alunos, uma lista de hábitos saudáveis que toda criança deve ter. Seja o escriba e anote tudo no quadro, sempre buscando ouvir aqueles que não dominam o sistema alfabético, permitindo assim que todos avancem nas suas hipóteses sobre a escrita.
- Trabalhe também com as características dos alunos da sala. Proponha atividade de adivinhação : Os alunos deverão escrever um texto, citando as características do colega sem dizer o nome. Os demais tentarão adivinhar de quem se trata.
Etapa 7 - Trabalho com receitas:
- Peça aos alunos que façam uma pesquisa em casa e escrevam uma receita usada pela mãe, e , em sala de aula, trabalhe as características do texto instrucional atentando para o que são os “Ingredientes” e “Modo de Fazer”.Trabalhe com rótulos e embalagens e depois façam uma lista de comidas , sempre propondo reflexões sobre a escrita. Criem um livrinho de “Receitas da Magali ” e façam em sala de aula a receita de bombons de chocolate que todos vão adorar :
Receita:
INGREDIENTES:
1 kg de açúcar
500 g de chocolate em pó
1 garrafa pequena de leite de coco
1 lata de leite em pó
MODO DE FAZER:
Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar as balinhas e embrulhar no papel alumínio.
- Leve para sala de aula um DVD da Turma da Mônica ( Fácil de encontrar nas locadoras e lojas do ramo). Após a exibição do filme peça que os alunos contem a história oralmente . Após o reconto oral oriente para que escrevam a história no caderno. Faça agrupamentos produtivos e divida as duplas da seguinte forma: um dos alunos dita a história e o outro escreve.
Etapa 9 - Produzindo suas próprias histórias em quadrinhos:
- Permita que os alunos desenhem e produzam suas próprias histórias em quadrinhos. Distribua entre eles folhas de papel chamex com os quadros já marcados.
- Criem fantoches dos personagens com papel chamex . Os alunos deverão pintar, recortar e colar em palito de churrasco, em seguida irão se divertir inventando e contando pequenas histórias com os personagens. Montem um pequeno teatrinho em sala de aula e peça que apresentem suas histórias para os colegas. Ao final das apresentações proponha que escrevam as histórias que inventaram e montem um álbum com as produções dos alunos.
Reescrita de texto : Professor, todas as vezes que os alunos produzirem um texto escrito faça a correção coletiva para fazê-los refletir sobre como se escreve. Utilize o quadro, o retroprojetor ou o data show para que todos possam visualizar o texto do colega (que não precisará ser identificado) e analisar , juntos, o que será melhorado : letra maiúscula no início da frase, parágrafo, ausência de título, palavras grafadas incorretamente, frases longas sem sentido, troca de fonemas, omissão de letras, etc. A correção coletiva permitirá ao aluno refletir sobre a escrita, desenvolvendo assim sua competência leitora e escritora. Com a repetição desse tipo de atividade, os alunos acabarão desenvolvendo a autonomia para fazerem a reescrita dos seus textos sozinhos.
No laboratório de informática
- Ajude os alunos a acessarem o site da Turma da Mônica para fazerem a leitura das histórias em quadrinhos : http://www.monica.com.br/index.htm
- No aplicativo Tux os alunos poderão desenhar os personagens.
- Utilizando o Impress, montem histórias em quadrinhos, com as imagens criadas pelos alunos.
- Utilize o Writer para escrever as listas de palavras ou pequenas histórias produzidas, em duplas, na sala de aula.
- Se puder imprima as produções dos alunos (imagens e textos) e cole-as no mural da sala de aula.
Recursos Complementares
Vídeos Turma da Mônica:
Avaliação
- A avaliação se dará ao longo do projeto por meio da observação e do registro das atividades feitas pelos alunos que deverão ser arquivadas em um portfólio para que o professor possa acompanhar melhor o avanço dos mesmos na leitura e na escrita.
- Compare o registro da avaliação diagnóstica inicial de cada aluno no que diz respeito a leitura e a escrita. Reveja procedimentos de ensino para ajudar seus alunos a avançarem na construção do sistema alfabético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário