quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Gibis e computador

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Inserir o aluno no universo letrado através dos gibis despertando assim a paixão pela leitura.
  • Estimular o aprendizado da leitura e da  escrita.
  • Avançar na aquisição da base alfabética.
  • Conhecer as letras e  sua organização.
  • Descobrir  o prazer de ler  através dos gibis.
  • Recontar as histórias oralmente.
Duração das atividades
3 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
Esta proposta de trabalho foi realizada com 43 alunos de uma turma de alfabetização. No início do projeto constatei : 5 alunos no nível alfabético, 15 alunos no nível silábico-alfabético, 19 no nível silábico,  e 4 no nível  pré-silábico. Ao final do projeto, que durou em torno de três  meses, 30 alunos estavam no nível  alfabético ,10 alunos estavam no nível  silábico – alfabético e 3 deles ainda continuavam no nível  pré-silábico.
Etapa 1 - Primeiramente faça uma avaliação diagnóstica para identificar as hipóteses de leitura e escrita em que seus alunos se encontram: hipótese pré-silábica, silábica, silábica alfabética e alfabética. Para ajudá-lo nessa etapa consulte a fonte : http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/teste-hipoteses-de-escrita-dos-alunos.shtml.
Sugestão de avaliação diagnóstica (ditado) :
"O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba - sem que o professor, ao ditar, marque a separação das sílabas. Após a lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras já mencionadas, para poder observar se o aluno volta a escrevê-la de forma semelhante, ou seja, se a escrita da palavra permanece estável mesmo num contexto diferente. Terminado o ditado, é imprescindível pedir que a criança leia o que escreveu. Por meio da interpretação dela sobre a própria escrita, durante a leitura, é que se pode observar se ela estabelece ou não relações entre o que escreveu e o que lê em voz alta - ou seja, entre o falado e o escrito - ou se lê aleatoriamente. O melhor é que a atividade seja feita individualmente, com o professor chamando um aluno por vez, que deve tentar escrever algumas palavras e uma frase ditada. Enquanto isso, o resto da turma precisa estar envolvido em uma atividade diversificada em que não seja necessária a ajuda do professor (a produção de um desenho, um jogo etc.)". (Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/conhecer-nova-turma-431205.shtml).
Professor ,  algumas atividades previstas nas etapas abaixo, propõe que os alunos  trabalhem em duplas, onde terão  oportunidade de  interagir com o colega possibilitando, assim, trocas de experiências e avanços  no processo de alfabetização . Cada dupla deverá ser agrupada considerando não apenas o que sabem sobre o domínio do código escrito, mas também suas diferenças individuais.
Etapa 2 - Trabalhando com listas e alfabeto móvel:
  • Inicie o trabalho fazendo um levantamento sobre os personagens da Turma da Mônica que eles já conhecem, para em seguida elaborar, coletivamente, uma lista com seus nomes no quadro. Após a reflexão coletiva sobre como escrever cada nome, que letras colocar, posição das letras na palavra, etc, divida a turma em duplas para serem trabalhadas outras palavras com o alfabeto móvel. Circulando ao redor da sala, faça  interferências que favoreçam  uma melhor reflexão por parte dos alunos, especialmente aqueles que se encontram nos níveis pré-silábico e silábico. Depois, os alunos deverão utilizar o caderno para registrar por escrito a atividade.

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  • Proponha a escrita de outras listas como : comidas que a Magali adora , animais que vivem no sítio do Chico Bento,etc .
  • Utilize o alfabeto móvel gigante : Escreva  uma letra do alfabeto (caixa alta) em cada papel chamex . Dê uma letra  para cada criança (não importa se algumas crianças ficarem com letras repetidas). Ao falar  uma palavra os alunos deverão montá-la na frente da sala de aula. Cada aluno, segurando uma letra, se posiciona no lugar correto. Nesse momento os questionamentos do professor  tornam-se importantes para que todos  possam refletir acerca da escrita correta das palavras. Peça que anotem , no caderno, todas as palavras trabalhadas.

Etapa 3 - Trabalhando com propagandas nas revistas:
  • Crie situações de leitura e escrita  com as propagandas das revistinhas atentando  para as características desse tipo de texto, identificando, junto com os alunos, o produto a ser vendido e suas características .Liste os nomes dos produtos no quadro e faça a leitura junto com os alunos. Na sequência desafie os alunos a elaborarem sua própria propaganda inventando um produto para ser divulgado. 
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Etapa 4 - Escrevendo para a seção de cartas:
  • Explore a seção de cartas das revistas e leia, junto com  os alunos, algumas mensagens enviadas para os personagens. Proponha que, em dupla, escrevam  uma pequena mensagem  para os personagens que mais gostam. Peça ajuda aos alunos que estão no nível alfabético para serem seus monitores na realização dessa atividade.

Etapa 5 - Rodas de leitura:
  • Proporcione aos alunos muitos momentos de leitura em sala de aula. Acompanhe  a leitura individual de alguns  e  incentive-os a terem confiança em si mesmo. Empreste  alguns gibis para serem levados para casa para lerem com os pais e irmãos .
Sugestão 1 (Tapete da leitura): Improvise alguns tapetes feitos de TNT e cubra o chão da sala para que os alunos possam fazer a leitura dos gibis à vontade (deitados no chão ou sentados).

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Sugestão 2 (Maleta da leitura) : Compre  uma pasta escolar de plástico, decore-a com EVA  e coloque dentro dela  alguns gibis. Todos os dias faça um sorteio para ver quem levará a maleta da leitura para casa.

Etapa 6 - Características dos personagens:
  • Trabalhe  com as características(físicas e psicológicas) de cada personagem.  Aproveite e converse com os alunos  sobre higiene e sobre a importância de tomar banho todos os dias, uma vez que o personagem do Cascão tem  aversão a água. Aproveite  para escrever, junto com os alunos, uma lista de hábitos saudáveis que toda criança deve ter. Seja o escriba e  anote  tudo no quadro, sempre buscando ouvir aqueles que não dominam o sistema alfabético, permitindo assim que todos  avancem nas suas hipóteses sobre a escrita. 
  • Trabalhe também com as características dos alunos da sala. Proponha atividade de adivinhação : Os alunos deverão escrever um texto, citando as características do colega  sem dizer o nome. Os demais tentarão adivinhar de quem se trata.

Etapa 7 - Trabalho  com receitas:
  • Peça aos alunos que façam uma  pesquisa em casa e escrevam uma receita usada pela mãe, e , em sala de aula, trabalhe  as características do texto instrucional atentando para o que são os  “Ingredientes” e “Modo de Fazer”.Trabalhe com rótulos e embalagens e depois façam  uma lista de comidas , sempre propondo reflexões sobre a escrita. Criem  um livrinho de “Receitas da Magali ” e façam  em sala de aula a receita de bombons de chocolate que todos vão adorar :  

Receita:

INGREDIENTES:
1 kg de açúcar
500 g de chocolate em pó
1 garrafa pequena de leite de coco
1 lata de leite em pó

MODO DE FAZER:
Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar as balinhas e embrulhar no papel alumínio.
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Etapa 8 - Assistindo a filmes da Turma da  Mônica :
  • Leve para sala de aula um DVD da Turma da Mônica ( Fácil de encontrar nas locadoras e lojas do ramo). Após a exibição do filme peça que os alunos contem  a história oralmente . Após o reconto oral oriente para que  escrevam a história no caderno. Faça agrupamentos produtivos e divida as duplas da seguinte forma: um dos alunos dita a história e o outro escreve. 

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Etapa 9 - Produzindo suas próprias histórias em quadrinhos:
  • Permita que os alunos desenhem  e produzam  suas próprias histórias em quadrinhos.  Distribua entre eles folhas de papel chamex com os quadros já marcados. 
 
Etapa 10 - Criação de fantoches:
  • Criem  fantoches dos personagens com papel chamex . Os alunos deverão pintar, recortar e colar em palito de churrasco, em seguida  irão se divertir  inventando e contando pequenas histórias com os personagens. Montem  um pequeno teatrinho em sala de aula e peça que apresentem suas histórias para os colegas. Ao final das apresentações proponha que escrevam as histórias que inventaram e montem um  álbum com as produções dos alunos. 
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Reescrita de texto : Professor, todas as vezes que os alunos produzirem um texto escrito faça a correção coletiva para fazê-los refletir sobre como se escreve.  Utilize o quadro, o retroprojetor  ou o data show para que  todos possam visualizar o texto do  colega (que não precisará ser identificado) e analisar ,  juntos, o que será  melhorado : letra maiúscula no início da frase, parágrafo, ausência de título, palavras grafadas incorretamente, frases longas sem sentido, troca de fonemas, omissão de letras,  etc. A correção coletiva permitirá ao aluno refletir sobre a escrita, desenvolvendo assim sua competência leitora e escritora. Com a repetição desse tipo de atividade, os alunos acabarão desenvolvendo a autonomia  para fazerem a reescrita dos seus textos sozinhos.

No laboratório de informática 
  • Ajude os alunos a acessarem o site da Turma da Mônica para fazerem  a  leitura das histórias em quadrinhos : http://www.monica.com.br/index.htm
  • No aplicativo Tux os alunos poderão desenhar os personagens.
  • Utilizando o Impress, montem histórias em quadrinhos, com as imagens criadas pelos alunos. 
  • Utilize o Writer para escrever as listas de palavras ou pequenas histórias produzidas, em duplas, na sala de aula.
  • Se puder imprima as produções dos alunos (imagens e textos) e cole-as no  mural da sala de aula.
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação se dará ao longo do projeto  por meio da observação e do registro das atividades feitas pelos alunos que deverão ser arquivadas em um portfólio para que o professor possa acompanhar melhor o avanço dos mesmos na leitura e na escrita.
  • Compare o registro da avaliação diagnóstica inicial de cada aluno no que diz respeito a leitura e a escrita. Reveja procedimentos de ensino para ajudar seus alunos a avançarem na construção do sistema alfabético.

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