domingo, 2 de outubro de 2011

Aula para deficiente visual.

QUANDO HOUVER CRIANÇAS DEFICIENTES DA VISÃO EM SUA SALA DE AULA: 

Objetivos:
Uma criança com visão deficiente pode, normalmente, aprender a evitar obstáculos na sala de aula e nos corredores da escola. O professor da sala de recursos ou o professor itinerante deve alertá-la quando qualquer área específica (como degraus, um playground externo e áreas mal iluminadas) pode causar problemas. O regente de sala de aula também deverá estar atento.
O trabalho a ser desenvolvido com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais tem como objetivo geral proporcionar a esse aluno a identificação das diferenças e semelhanças entre os conteúdos tratados: o jogo e a dança, a natação e a hidroginástica, e, a partir daí, que o aluno possa estabelecer relações diretas com o seu dia-a-dia e aos valores sociais estabelecidos.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- JOGO: Para este conteúdo, fazer com que os alunos identifiquem na dinâmica proposta, através de gestos e/ou verbalização, os principais elementos presentes e que os relacionem cognitivamente às práticas de sua realidade social.
- DANÇA: Identificar e associar, através de gestos e/ou verbalização, os ritmos musicais tratados em aula, associando-os aos eventos festivos do dia-a-dia na comunidade e na escola.
- NATAÇÃO: Adaptar, inicialmente, o aluno ao meio líquido, para conduzi-lo, em seguida, ao acesso de noções básicas que visem seu deslocamento dentro deste meio. Fazer com que o aluno relacione esta prática à sua realidade social.
- HIDROGINÁSTICA: Promover a socialização dos alunos através de um ambiente agradável, a partir de alongamentos, brincadeiras e jogos executados dentro dágua. 

RECURSOS MATERIAIS
Além da instalação esportiva (quadra), serão utilizados os seguintes materiais:
Apito, Bolas variadas, Elástico, rede para volei, rede para futebol, Cones, Cordas, Arcos, Pinos, Jornais, CDs, Som, macarrão e disco para natação.

SITUAÇÃO DIDÁTICA
Entendendo a aula como sendo um espaço, intensionalmente organizado, para facilitar as relações que levem a uma melhor apreensão do conhecimento pelo aluno, serão desenvolvidos procedimentos teórico-metodológicos para possibilitar uma  melhor e mais fácil apropriação significativa dos conteúdos tratados e dos valores que estão intrínsecos a cada um deles. Nossa proposta consiste em:
- Exposição teórico-prática do conteúdo a ser tratado em cada aula com o resgate, a cada início de aula do conhecimento dos alunos a cerca dos referidos temas;
- Adequação de linguagem acessível ao nível de conhecimento dos alunos, evitando o máximo possível o exagero de informações;
- Buscar sempre, através de estímulos positivos e motivadores, a participação de todos nas atividades propostas, respeitando sempre suas limitações;
- Oportunizar aos alunos para que estes identifiquem as possíveis diferenças e semelhanças dos conteúdos tratados;
- Estimular, em alguns momentos da aula, a autonomia dos alunos para que estes possam mostrar seu conhecimento a cerca da atividade proposta;
- Durante a execução das atividades, sempre que possível enfatizar outros conhecimentos relacionados àquela atividade como cor, forma, tamanho de objetos, posicionamentos, direção, que estimulem sua aprendizagem cognitiva;
- Ao final de cada aula, estimular os alunos para que possam fazer uma recapitulação ou resgate da atividade que fora executada.
-Utilização dos recursos audio-visuais do linux educacional

AVALIAÇÃO
O que se busca no processo avaliativo com os alunos é, primeiramente, a participação e a integração de todos durante a aula, seja essa participação parcial ou integral, dada às limitações individuais de alguns alunos. A partir daí, conduzi-los a uma aprendizagem dos conteúdos, sendo esta verificada através da participação e do envolvimento dos alunos, da identificação, por meio de gestos e verbalizações, das principais características da atividade proposta e também do reconhecimento das semelhanças e diferenças entre os conteúdos tratados.



 

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